10.22.2009

...a bicicleta para a...Maria...





Crianças aprendem a andar de bicicleta sozinhas à primeira volta
Aparelho revolucionário inventado por empresa americana mantém rodas das bicicletas sempre em equilíbrio

Aprender a andar de bicicleta em meia hora e sem a ajuda de rodas auxiliares de apoio ou de qualquer pessoa vai ser possível a uma criança com o Gyrowheel, um aparelho inventado pela empresa norte-americana Gyrobike.

O Gyrowheel tem um giroscópio e substitui a roda dianteira da bicicleta, permitindo que esta se mantenha na vertical ou com uma pequena inclinação quando a criança está a pedalar pela primeira vez, mesmo a velocidades reduzidas, evitando as quedas na fase da aprendizagem e fazendo com que a criança se sinta segura.

O giroscópio é um dispositivo constituído por uma roda livre que gira em qualquer direcção e se opõe a qualquer tentativa de mudança da sua direcção original.

O sistema é semelhante ao do Segway, o meio de transporte de duas rodas que se mantém sempre na vertical ou ligeiramente inclinado para a frente devido a um giroscópio, funciona a partir do equilíbrio da pessoa que nele se desloca, e é frequentemente usado em Portugal pelos vigilantes de empresas de segurança em grandes parques de estacionamento subterrâneos e outros locais.
Giroscópio está protegido

O Gyrowheel pode funcionar durante três horas e tem uma bateria eléctrica recarregável, estando o giroscópio totalmente protegido por razões de segurança. O sistema tem três velocidades, sendo a mais rápida a que dá mais estabilidade à bicicleta.

As novas bicicletas vão estar à venda no site da Gyrobike antes do Natal e estarão disponíveis em qualquer mercado em 2010. Espera-se que o preço de venda ronde os 100 dólares (67 euros). A mesma tecnologia poderá vir a ser usada também na concepção de bicicletas especiais para idosos.


in Expresso

Sem comentários: