3.05.2009

Porque é uma questão que me preocupa...

O sono do bebé até aos 9 meses

O bebé passa muito do seu tempo a dormir. É natural que os seus pais se interroguem sobre a qualidade do seu sono e o que podem fazer para lhe ensinar bons hábitos a este respeito.

Até aos três meses de idade

Os recém-nascidos são uns dorminhocos! Na primeira semana, os recém-nascidos dormem, em média, dezasseis a dezoito horas por dia, em períodos de duas a quatro horas, sem distinção entre o dia e a noite. Isto significa que os pais não conseguirão dormir à noite sem interrupções, pois será preciso mudar o bebé. De dia, passa-se o mesmo.

A partir das duas semanas, é conveniente que os pais comecem a ensinar o bebé a distinguir o dia da noite. Para tanto, quando o bebé estiver acordado e alerta durante o dia, deve-se brincar com ele, manter a casa e em especial a divisão na qual o bebé se encontra, iluminada com a luz do sol e não deve existir nenhuma preocupação especial em reduzir os barulhos normais da casa durante o dia, tais como o telefone e a televisão. À noite, de cada vez que se vai dar de comer ou mudar a fralda do bebé, não se deve brincar com ele, os níveis de ruído devem ser reduzidos o mais possível. Com o tempo, o bebé compreenderá que a noite é para dormir.

Nas primeiras seis a oito semanas, o bebé dificilmente conseguirá ficar acordado mais de duas horas consecutivas. Se se demorar mais algum tempo para colocar o bebé a dormir, há a forte possibilidade de ele ficar demasiado cansado, o que fará com que tenha maiores dificuldades em adormecer.

No final do primeiro mês, o bebé dormirá, no total, cerca de quinze a dezasseis horas por dia. Da totalidade desse tempo, sete horas serão passadas a dormir a sesta, ou melhor, três sestas!

pediatras que entendem que, a partir das seis ou oito semanas os pais devem começar a dar a oportunidade ao seu bebé de adormecer por si, sem qualquer tipo de incentivo externo. Para tanto, os pais devem colocar o bebé na sua cama ou berço enquanto está sonolento, mas ainda acordado, e não o devem embalar para adormecer.

Aos três meses, o número de horas despendidas a dormir de dia reduz-se para cinco, o que ainda implicará três sestas diárias, e o número de horas de sono nocturno aumenta para dez.

A melhor maneira de saber quando está na hora de deitar o bebé no seu berço é verificar se ele está sonolento: se esfrega os olhos ou puxa uma das orelhinhas.


Dos três aos seis meses

topo

Aos três meses, o bebé dorme cerca de cinco horas diárias, dez à noite (com uma ou duas interrupções), e as restantes cinco horas em três sestas durante o dia. Por esta altura, os pais devem começar a estabelecer horas especificas para deitar o seu bebé, quer à noite, quer de dia para as sestas.

Os pais podem e devem ajudar o seu filho a ter bons hábitos de sono, o que será benéfico para todos, pelo que se ainda não estabeleceu uma rotina para a hora de deitar o seu bebé, pode começar a fazê-lo agora. Essa rotina pode consistir em dar um banho ao bebé, vestir-lhe o pijama, ler uma história, aconchegá-lo na cama e dar-lhe um beijinho de boa noite. Este é apenas um exemplo. Cada família pode estabelecer a sua própria rotina, desde que esta seja composta por actividades calmantes e seja cumprido todas as noites, sensivelmente à mesma hora.

Se o bebé dormir mais de dez horas por noite, pode acordar o bebé de manhã, isto para que ele siga um padrão regular de sono durante a noite e dia, o que inclui o momento do acordar. O bebé pode sempre dormir durante as várias sestas que faz durante o dia. É importante, que o bebé adormeça e acorde sempre mais ou menos à mesma hora, de forma a regularizar o sono.

É normal que os bebés acordem durante a noite, nomeadamente porque têm fome. Contudo, é relativamente normal que depois tenham alguma dificuldade em adormecer. Essa dificuldade pode ter diversas origens, mas a mais frequente será porque a criança se habituou a que lhe cantassem uma canção ou o embalassem para adormecer, pelo que se isso faltar não é capaz de adormecer sozinho.


Dos seis aos nove meses

topo

Entre os seis e os nove meses de idade, o bebé dorme cerca de catorze horas diárias, sendo que três delas são repartidas por duas sestas diárias. É muito provável que, por esta altura, o bebé consiga dormir seis ou sete horas seguidas durante a noite.

Deve-se continuar a seguir, diariamente e sempre à mesma hora, a rotina já estabelecida. Também no quotidiano é benéfico que se estabeleça uma rotina para as refeições, para as sestas e para as brincadeiras, e cumpri-la todos os dias sensivelmente à mesma hora.

Se o bebé ainda não foi habituado a adormecer sozinho, os pais devem fazê-lo o mais rápido possível. É bastante importante que o bebé consiga adormecer sem necessitar que lhe cantem ou o embalem, pois se ele se habituar a isso e acordar durante a noite, muito dificilmente conseguirá adormecer sem essas ajudas.

Contudo, bebés que nunca tiveram qualquer problema em adormecer, podem começar a tê-los agora. Esta é um importante momento para o desenvolvimento motor e cognitivo do bebé, dado que começa a aprender a sentar, voltar e gatinhar. Logo, acontece muitas vezes que o bebé, simplesmente, não consegue deixar de praticar, nem mesmo no momento de adormecer. Por vezes, acorda durante a noite e “volta aos treinos” pelo que pode ficar numa situação desconfortável ou da qual não consiga sair e chora. Logo, é conveniente que se dirija ao quarto do bebé para ver efectivamente o que se passa, e mesmo que ele não chore, será desejável que vá com regularidade ver como é que ele está.

in PinkBlue.com

Sem comentários: