12.02.2008

Lua + Vénus + Júpiter


in Público

A Lua em quarto crescente e os planetas Júpiter (em baixo) e Vénus foram ontem visíveis no céu de Buenos Aires, a capital da Argentina. Fotografia: Enrique Marcarian/Reuters.


Esta imagem foi pelos vistos tirada na Argentina.
Mas ontem, durante toda a A1, entre Porto e Lisboa a lua em quarto crescente esteve sempre acompanhada por duas estrelas brilhantes - seria também Jupiter e Venus?

PS

Já estive a investigar...

Deu também para ver no Brasil e por cá:

Vénus encontra Júpiter

Esta noite os três astros mais brilhantes do céu nocturno irão brindar-nos com um grande espectáculo visível após o pôr-do-sol. A conjunção de Vénus e de Júpiter com a Lua poderá ser observada a olho nu, caso as condições atmosféricas permitam a ocorrência de períodos de céu limpo.

Segundo explicou o director do Observatório Astronómico de Lisboa, Rui Agostinho, "nos últimos dias surgem dois pontos brilhantes no céu, ao anoitecer, a sudoeste. São os planetas Vénus (o mais brilhante) e Júpiter, que lentamente se têm vindo a aproximar um do outro, em direcção à Lua".

Concluída essa aproximação, os três objectos espaciais vão por fim ficar alinhados e, neste final de bailado celeste, Vénus e Júpiter deixarão de se ver por ficarem colocados atrás da Lua. O trio ficará tão unido que poderá ser ocultado por um polegar, no período horário que vai até às 18h30.

A última vez que este fenómeno astronómico ocorreu foi a 7 de Outubro de 1961 e só virá a acontecer a 18 de Novembro de 2052. Rui Agostinho explicou que "o Observatório Astronómico de Lisboa não vai realizar uma sessão aberta ao público porque as previsões indicam chuva.

Foi fantástico!
E foi pena não terem feito a sessão aberta ao publico, porque esteve céu limpo e sem chuva e dava para ver mesmo à vista desarmada!
Agora temos que esperar por 2052...
;-)

Sem comentários: