1.31.2008

Gestação anembrionária

Avaliação de exame de ultrassom
(traduzido do site: http://www.obgyn.ufl.edu/ultrasound/4Gyn/1First%20TM/9Anembryonic.html)

Aborto espontâneo - gestação anembrionária
Gestação anembrionária é aquela em que um embrião visível nunca se desenvolve no saco gestacional. Pode existir uma vesícula vitelina, mas o polo fetal não é visualizado.
Esta condição é eventualmente chamada de "ovo cego".
Há a suspeita de uma gestação anembrionária se não se consegue visualizar a vesícula vitelina quando o saco gestacional atinge um diâmetro de mais de 10mm, ou quando não se vê o polo fetal quando o saco gestacional tem mais de 18mm de diâmetro.Evidências para comprovar o diagnóstico podem ser um histórico clínico de uma idade gestacional mais avançada, a presença de sangramento ou cólicas, ou anormalidades do saco gestacional em si.
Antes de tomar uma decisão de evacuar o útero, o médico deve sempre se perguntar: "Por acaso, a idade gestacional dessa gravidez é bem pequena?" Se há dúvidas, é melhor repetir o exame uma semana depois.
Se o saco gestacional não crescer e as estruturas de uma gravidez normal não aparecer, o diagnóstico é confirmado.
Alguns médicos pedem exame de Beta HCG neses casos, mas os resultados geralmente não são suficientemente definitivos para indicação de tratamento, isto é, recomendação de evacuação do útero.

6 comentários:

Anónimo disse...

Tenho 22 anos e descobri que estou grávida a duas semanas, mas quando fiz o ultrasson o médico não viu o embrião e não escutou o coração do bebe, pediu para que eu repetisse daqui uma semana, mas já era quase certeza. Pela minha última menstruação já estou com 11 semanas, mas pelas minhas contas entrei na 8 semana ontem. Será que posso ter a esperança do bebe esta muito pequeno, ou com oito semanas já dá pra diagnosticar?
Gostaria muito de respostas.

Filipa disse...

Gostava muito de falar contigo mas não deixaste e-mail.
Não quero deixar-te triste, porque sei bem o que custa estar nessa situação de duvida e incerteza, mas a verdade é que não dá para ter muitas esperanças, porque a partir da 6ª semana já é impossível não se perceber se há embrião.
Escreve directamente para mim: filipafr@hotmail.com

Anónimo disse...

Oi, Me chama Camilli, tenho 28 anos. Era pra eu estar com 9 semanas de gestação, fiz uma ultra e diagnosticou q estou com gestação anaembrionária, mas o medico me mandou voltar daqui uma semana pra refazer a ultra. comtudo, estou tranquila, mas nao tenho sentido nada, e quero saber se o corpo vai expulsar ou será necessario fazer curetagem? Grata!
mila.mg@ig.com.br

Anónimo disse...

oi, meu nome é Natalia, tenho 24anos e estou com 7 semanas pela minha us. Segunda passada tive um sangramento de coloraçao marrom e corri p a urgencia, lá o medico me passou uma us q diagnosticou 6 semanas e 4 dias, porem o medico nao viu o embriao, me explicou sobre ovo cego e marcou uma nova us p 20/08/09... é possivel não ser gestaçao anembrionaria. Sinto muito enjoo, dor de cabeça, tontura e o meu utero ta desenvolvendo.

Anónimo disse...

Damiani diz:
tenho 24 anos, a um mes atras perdi meu bebe e estava com a gestaçãode 13semanase +ou- 4 dias. estava com um corrimento marrom, então procurei meu médico para pedir uma ultra, quando fiz a ultra diagnosticou saco gestacional vázio,a médica disse que era uma gestação anembrionária, que o meu bebe não se desenvolveu, e que se viesse a se desenvolver poderia vir co alguma deficiência. Ainda estou muito abalada pois eu e meu marido queriamos muito um filho, queria entender porque aconteceu, será que perdi pq tomei medicamento para sinocite e para dor de estomago,pois não sabia que estava grávida.Ou pq fiz tratamento pra engravidar e tomei ultragestan e cicloprimogina tem alguma coisa haver.
Gostaria muito de uma resposta. Um beijão.
Meu e-mail:damiandrade2009@hotmail.com

Unknown disse...

oi me chamo ana,e gostaria que me tirasse uma duvida tive uma grávidez anembrionaria,e o medico disse que eu podia engravidar depois de 2 meses,eu engravidei dinovo,e tive outra gravidez anebrionaria,fiquei muito triste,case em depressão.depois de 2 anos engravidez dinovo por um descuito meu ,outra gravidez anebrionaria, pesquisei, viz todos os tipos de izame e nao deu nada,o medico falou que isso era normal, tenho muita vontade de engravidar,mais tenho muito medo de sofre,pois da ultima vez foi muito difisio pra me recuperar.anacoimbra21@hotmail.com