9.29.2009

Impressionante...ao som de Sting



tirado daqui

anti-birras....

A importância de saber chegar a casa a horas.

Mário Cordeiro, pediatra, disse na semana passada numa conferência
organizada pelo Departamento de Assuntos Sociais e Culturais da Câmara Municipal de Oeiras, que muitas birras e até problemas mais graves poderiam ser evitados se os pais conseguissem largar tudo quando chegam a casa para se dedicarem inteiramente aos seus filhos durante dez minutos.

Ao fim do dia os filhos têm tantas saudades dos pais e têm uma
expectativa tão grande em relação ao momento da sua chegada a casa que bastava chegar, largar a pasta e o telemóvel e ficar exclusivamente disponível para eles, para os saciar. Passados dez minutos eles próprios deixam os pais naturalmente e voltam para as suas brincadeiras.

Estes dez minutos de atenção exclusiva servem para os tranquilizar, para eles sentirem que os pais também morrem de saudades deles e que são uma prioridade absoluta na sua vida. Claro que os dez minutos podem ser estendidos ou até encurtados conforme as circunstâncias do
momento ou de cada dia. A ideia é que haja um tempo suficiente e de grande qualidade para estar com os filhos e dedicar-lhes toda a atenção.

Por incrível que pareça, esta atitude de largar tudo e desligar o
telemóvel tem efeitos imediatos e facilmente verificáveis no dia-a-dia. Todos os pais sabem por experiência própria que o cansaço do fim de
dia, os nervos e stress acumulados e ainda a falta de atenção ou disponibilidade para estar com os filhos, dão origem a uma espiral negativa de sentimentos, impaciências e birras.

Por outras palavras, uma criança que espera pelos pais o dia inteiro
e, quando os vê chegar, não os sente disponíveis para ela, acaba fatalmente por chamar a sua atenção da pior forma.

Por tudo isto e pelo que fica dito no início sobre a importância
fundamental que os pais têm no desenvolvimento dos seus filhos, é bom não perder de vista os timings e perceber que está nas nossas mãos fazer o tempo correr a nosso favor.

9.23.2009

...gripe A...



ou, como diz a Rita, tudo o que há a dizer sobre estes alarmismos excessivos...!

9.22.2009

...espectacular !

9.16.2009

...lindas de morrer, não são?

O tempo passa mesmo a correr...
...dizem que é bom sinal...e deve ser!

Depois de uma fase algo conturbada e muito emocional, estamos agora muito bem, e tudo parece estar a correr ainda melhor do que antes...
..são tantas as coisas boas que temos à nossa volta que acabou por deixar de haver espaço para as "outras"...

A Matilde está enorme, muito crescida com os seus "4 anos e mais do que meio", a sua nova sala, os novos amigos mais crescidos (este ano ela está na mesma sala que os da pré-primária...), e babadíssima com a irmã.

Aliás, estamos todos muito babados com a Maria...está super querida e continua muito "boa". Tem sido um bocadinnho complicada esta fase das "sopas" e voltou a acordar de noite...vamos ver se é só uma fase de transição...

Mas o melhor é mesmo mostra-las aqui:

..."esta(va) a gravar"....

...já o tinha postado antes, mas é tão bom que...

...sabem sempre dar-nos a volta, né?

...oops...



El nino castor...
y su incansable mama...!!
;_)

9.15.2009

...para recordar...