12.28.2009
12.15.2009
estive a puxar pela escrita
Foram 4 manhãs intensas, sempre a escrever e a tentar absorver tudo o que podia.
Gostei imenso de puxar pela escrita, comecei um pouco tímida mas depois acho que até entrei no ritmo.
Tive mesmo pena quando acabou.
Fiquei mesmo com alguma vontade de me dedicar mais a esta área. Continuar o que comecei, preencher páginas e páginas sem parar...(tenho que criar mais um blog)
Hoje soube que a formadora ganhou o prémio Agustina Bessa-Luís Revelação 2009. Fiquei mesmo contente e muito orgulhosa.
Parece que afinal vale a pena seguir os nossos sonhos...
*
11º mês - dicas
11º mês
O seu bebé tem 10 meses e está a iniciar o 11.º ano de vida. Esta é uma época de transição para ele a nível físico, emocional e intelectual. Para si é a altura de estabelecer as bases da sua educação, incluindo ensinar jogos e encorajá-lo nas suas conquistas diárias.
Brincar e aprender. Para se deslocar, o bebé anda a experimentar uma nova técnica: senta-se e impulsiona-se com as próprias mãos. Que divertimento!
Ele agora já consegue levantar a tampa de uma caixa. Se se tratar de um brinquedo ou de algo completamente inofensivo, encoraje-o, mas tome cuidado, porque ele vai sempre tentar abrir qualquer caixa antiga.
Ele consegue segurar numa caneta e escrevinhar com ela.
E consegue apontar para o objecto com que deseja brincar a seguir.
Na banheira ou quando o veste, pode ensiná-lo a reconhecer determinadas partes do corpo. Ele vai ficar orgulhosíssimo se souber apontar para o nariz, para os pés ou para a boca…
Obedecer e ousar. Ele é capaz de obedecer a uma simples instrução, como “vem” ou “toma”… e você vai ficar surpreendida quando ele o fizer…
Quando estiverem sentados juntos com um livro, o seu bebé vai poder participar, virando as páginas, e não existe melhor forma de encorajar o amor pelos livros. Esta é uma fase importante do prazer futuro pela leitura.
É possível que o seu bebé tente dar os seus primeiros passinhos sem ajuda, sobretudo se existirem outras crianças da mesma idade à volta dele e que ele sabe que já deram o grande salto. Nesse caso, elogie-o, mas, se não o fizer, deixe-o seguir o próprio ritmo.
As alegrias e surpresas da educação. Nem sempre é fácil proibir o seu bebé de fazer alguma coisa, sobretudo se ele começar a chorar mal você diga "não". Mas é algo que você tem de fazer: lembre-se que o seu bebé precisa de limites definidos de modo a estruturar a sua identidade.
Tenha sempre em mente que aquilo que o seu bebé mais quer é agradar-lhe, fazer com que sinta orgulho nele. Se o encorajar e o elogiar sempre que ele fizer alguma coisa bem, ele aceitará melhor quando estabelecer regras.
As capacidades alimentares do bebé. O bebé está a começar a conseguir beber de um copo. Dê-lhe um copo de plástico concebido especialmente para bebés.
Começam a aparecer dentes novos, mais uma vez com grandes variações entre os bebés.
A sua evolução física significa que ele já pode comer consigo à mesa, pois consegue manter-se sentado direito na sua cadeira alta e fazer parte das refeições em família.
Comer à mesa é um passo importante no caminho do crescimento. O seu bebé vai sentir-se orgulhosíssimo e é uma excelente oportunidade para continuar a aprender!
outras fases aqui